Especialidade de Colportagem

AM-06

1. A partir da Bíblia e do Espírito de Profecia, escreva um resume de, no mínimo, 250 palavras, sobre a importância do uso de literatura para levar pessoas a Cristo.
No inicio do movimento adventista houve uma preocupação muito grande da parte dos pioneiros de se pregar o evangelho ao maior número de pessoas possíveis. Desde o início Deus estava com eles. Em novembro de 1848, numa reunião em Dorchester, Massachusetts, Ellen G. White teve uma visão sobre a responsabilidade em se publicar a mensagem do assinalamento. Após a visão ela orientou seu esposo dizendo: “Você deve começar a publicar um pequeno jornal e mandá-lo ao povo. Que seja pequeno a princípio; [...] Deste pequeno começo foi-me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo.” (Vida e Ensino, p. 128).
Com a entrada do pecado o homem se distanciou de Deus e perdeu o contato direto e audível com Ele. Ao se distanciar, o homem passou a ser mau, mas, com amor, Deus comunica-se com Seus profetas dando orientações de como podemos andar com Ele e alcançar a salvação: “E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.” (Dt 17:19).
As escrituras e as literaturas sempre existiram para o benefício da humanidade. Esta foi a maneira que Deus deixou para que o homem pudesse voltar a Ele e pudesse aprender o modo correto de servi-lO. “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela
paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm 15:4)
A única esperança que temos é a salvação e Cristo Jesus que virá nos buscar em breve. A missão nos é incumbida: levar a salvação também a outros. “O grande objetivo de nossas publicações é exaltar a Deus, atrair a atenção dos homes para as verdades vivas de Sua palavra.” (TS, V. 3, p. 151 e 152). Vários são os meios para alcançar pessoas para Cristo, mas sabemos que cada método atingirá um grupo de pessoas de realidades diferentes. A publicação tem sido um meio pelo qual se obtêm grande êxito, “estão agora semeando a semente do evangelho, e são instrumentos em levar a Cristo o mesmo tanto de pessoas que palavra pregada”, até porque “há muitos lugares em que a voz do pastor não pode ser ouvida, lugares que só podem ser alcançadas por nossas publicações” (M. Esp., p. 11 e 154).
Não há dúvida que a publicação seja um método divino de alcançar pessoas para Cristo. Já ouvimos muitas histórias de pessoas que entregaram suas vidas ao Senhor e são hoje grandes agentes do evangelho. Ellen G. White comenta que “mais de mil serão convertidos em um dia” (ME, p. 155), mas mesmo que, aparentemente, não vejamos resultados imediatos, podemos crer numa verdade: “quando os remidos estiverem perante Deus, responderão ao chamado pessoas que ali estão por causa dos fervorosos e perseverantes esforços feitos em seu benefício” (CSS, p. 357). Esta será a grande recompensa dos colportores evangelistas na obra da publicação.

2. Dar o nome de cinco qualificações essenciais ao colportor evangelista.

1. Consagração - “Os Colportores precisam converter-se diariamente a Deus, a fim de que suas palavras e ações possam exercer uma influência salvadora”. C.E. 52.
2. Apresentação - “Não podemos esperar que o Senhor nos dê pleno sucesso... a menos que toda aparência e maneiras sejam de tal natureza que imponham respeito. A verdade é engrandecida mesmo pela impressão de asseio no vestuário”. C.E. 66.
3. Habilitação - “Os Colportores devem familiarizar-se perfeitamente com o livro que vendem e estar habilitados a chamar de pronto a atenção para os capítulos importantes”. C.E. 58.
4. Entusiasmo – Para se realizar qualquer coisa, a primeira condição é a confiança na própria capacidade. Tal convicção, tal segurança, só o entusiasmo pode proporcionar. “Só o entusiasmo dá energia e exalta o valor pessoal.” “É necessário empenhar-se no trabalho, ter a convicção dos resultados e por a força de vontade em sua execução.”
5. Perseverança – uma vez escolhido o caminho, prosseguir por ele com fé, com entusiasmo, com vontade. O indivíduo dotado de perseverança não conhece o desânimo.

3. Como se mantém um colportor evangelista?
Com as vendas das literaturas e total dependência de Deus.

4. Que quatro passos devem ser dados na venda de um livro ou revista?
Abordagem (ponto de contato), Introdução (alarmantes), Demonstração (benefícios) e Conclusão (fechamento).

5. Resuma sucintamente como despertar o interesse na compra de um livro ou revista.
Apresentar os problemas do mundo atual usando o recurso dos alarmantes e encontrar a necessidade do cliente demonstrando as vantagens em se adquirir os livros e revistas.
(fonte: Marroni, Almir; “Colportando com sucesso”, p. 43,44.)

6. Saber como reagir a objeções à compra de um livro ou revista.
Controlar a ansiedade e o medo e compreender o que realmente o cliente quer dizer:
a. Escutar o comprador
b. Responder com uma pergunta
c. Responder à objeção
d. Usar a técnica “eu compreendo...”
e. Ser breve.
(fonte: Marroni, Almir; “Colportando com sucesso”, p. 74,75.)

7. Fazer um dos itens a seguir:
c. Vender livros e/ou revistas adventistas por um período de pelo menos 5 semanas, com no mínimo 20 horas de trabalho por semana.

Entrei na colportagem em setembro de 2003 participando do “Projeto Sonhando Alto” em Juiz de Fora, MG pela AMSul, sob direção do Pr. Valdomiro Alves, então Departamental de Publicações. Em janeiro de 2004 colportei em Pouso Alegre, MG (AMSul); em janeiro de 2005, em Petrópolis, RJ (ARJ); em julho de 2005, em Teresópolis/Petrópolis, RJ (ARJ) (aqui começou minha colportagem com palestras em empresas); em janeiro de 2006, em Itaúna, MG (AMC); em julho de 2006, janeiro e julho de 2007, em Rio de Janeiro, RJ (ARJSul); em janeiro de 2008, em Candeias, BA (AB). Totalizando 9 férias de colportagem.



Acima: Treinamento de colportagem "Sonhando Alto" em Capim Roxo/MG -Set/2003


Acima: Treinamento de Colportagem estudantes, no IAE-MG, Lavras/MG - Dez/2003

Acima: Encontro de Colportagem da UEB no IPAE, Petropolis/RJ - Jan/2005

4 comentários:

Iara Pellegrini disse...

CAro Pastor.

Sou uma mulher de 55 anos e somente ha dez estou nos caminhos de Cristo. Sou uma jovem cristã! pensava: Quando ouvia jovens Adventistas eu pensava o que faço aqui esta igreja é SÓ para jovens depois compreendi que a nomenclatura "jovem"é somente uma analogia para os filhos de Deus. Como ainda sou uma aprendiz,depois do casamento finalizado e os filhos formarem suas proprias famílias, voltei a estudar. Já fui publicitária com trabalhos prestado a Tvs, rádio, jornais e gráficas; uma temporada de 3 anos em New York, agora estou aqui no IAENE concluindo Pedagogia. Depois da separação a vida tem sido muito difícil para mim, após 15 anos ainda não consegui "fincar o pé" em nada. Bom, para me formar, ainda preciso de 5 mil reais por semestre para cumprir com meus compromissos.
Antes eu pensei em fazer Colportagem, mas me achava velha para o serviço, mas neste final de ano o Espirito de Deus tem me chamado para esta Colheita.
O que fazer? Como Fazer? Quem contactar, já que estou aqui na cidade Universitária do Iaene e desejo ir para Minas ou Indaiatuba, no interior de São Paulo?
Por favor me ajude?

"A ti clamo oh! Senhor, não seja surdo para comigo...Sl28:1"Amém

Iara Pellegrini disse...

Deus sabe, Deus ouve , Deus vê e eu sei que Ele está me chamando para esta COLHEITA. EU quero colportar!
Tenho necessidade de levar a Palavra de Deus e vencer resistências.

Iara Pellegrini disse...

Sou Iara Pellegrini, Adventista do Sétimo. Vejo a Colportagem como um caminho mais seguro de seguir estudando, mas necessito necessito falar de Deus para quem queira ouvir e como dizem os amigos "...boa de oratória, ótima vendedora."Quero COLPORTAR!

silva disse...

aprenda passo a passo estratégias do Colportor Digital na execução do trabalho e descobrir novas possibilidades de negócios no mercado de afiliados evangelicos, aprendendo inclusive, as extratégias que colocam o afiliado evangelico muito acima do nivel do afiliado comum.

acesse
http://bit.ly/1Wp3Pcp